segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O ACOMPANHANTE

Ontem num encontro de amigas, sentadas à mesa bebendo uns batidos naturais bem fresquinhos, que a temperatura do exterior convidava a tal, uma delas confidenciou-nos que uma conhecida nossa estava hospitalizada, devido a uma tentativa de suicídio, após uma depressão muito profunda. Não sou pessoa para alimentar este tipo de conversa, cujo tema me abala sempre muito, mas perguntei: "sabes os motivos que a levaram a tal?" Resposta pronta de quem estava dentro do assunto, "descobriu que a filha mais nova, é acompanhante de luxo". De imediato a conversa mudou de rumo e promoveu-se uma espécie de debate.
O que leva uma jovem culta, educada, com um excelente emprego a ser acompanhante de homens bem mais velhos, muitas vezes pais de família, a venderem o seu tempo e, muitas vezes o seu próprio corpo e porque não dizer a "alma"? A mãe tinha-lhe feito pergunta idêntica, e a resposta foi, no testemunho da minha amiga mais informada : " estou a amealhar, para quando a minha beleza desaparecer, poder continuar a usufruir da vida a que estou habituada, estes homens pagam muito bem e oferecem-me jóias que o tempo vai valorizando". Tudo bem (ou tudo mal!), um modo de estar na vida...
Fomos mais longe na conversa e passámos o tema para os acompanhantes masculinos, nenhuma de nós sabia muito sobre o assunto por isso, divagámos sem conhecimento de causa e levantámos muitas questões, a que não sabemos dar resposta. Eis, algumas delas:
- Na generalidade, os acompanhantes, em comparação com as acompanhantes, não devem dar o mesmo destino ao que ganham, pois não?
-As suas clientes são mulheres menos jovens (isto para não nos sentirmos velhas) não são?
-Que lhes acontece quando começam a ficar entradotes na idade?
-Quando velhos terão mercado?
-Na dita 3ªidade, viverão numa constante procura por mulheres carenciadas e idosas?
-Quando já enrugados e com cãs, continuam a vender promessas de amor, até ficarem irremediavelmente sós?
-Têm filhos e netos estes homens? Que valores lhes foram transmitidos?
(...)

As questões formuladas, não foram apenas estas, mas não me quero alongar muito , nem posso , principalmente sob a forma de post, deixo ao critério de quem me comenta, algumas respostas ou quiça o anexar de mais perguntas .

Voltei para casa um pouco perturbada e a pensar na conversa...de tal modo que decidi postá-lo e questionar-me: que FIM terão estes homens? O AMOR alguma vez os visitará?...

21 comentários:

  1. O único homem que "conhecemos" sob este rótulo é o ZéZé Camarinha...se estou a cometer alguma injúria, peço desculpa, não é intencional. Confesso que nunca abordei (nem me ocupei) do tema de gigolo's, creio que aos 30 e poucos estarão acabados, profissional/. E acabarão por "assentar" com uma companheira, como tantos outros, apenas "amadores"...O Amor acontece a uns, a outros não!
    Surpreende-me mais a questão inicial: rapariga bonita, culta e tal...para amealhar quando a beleza a deixar. Parece-me cínico, mas são opções: há beleza em todas as idades e a física é a mais perecível...

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário da beleza, a inteligência não se conquista. Pode até conquistar-se (algum) saber, mas a inteligência... Não. Ao sermos "Humanos", encerramos o direito ao respeito. Como tal, aceitarei sempre esse tipo de opções que, devo referir, não subsistiriam se só existisse uma das partes. Contudo, permito-me a não compreender muito bem tal escolha. Precisamente por lhe dar, enquanto opção que é, a importância que merece; nenhuma.

    A educação, a formação, não é de facto o que nos é feito chegar através de valores. É sim o que saberemos cultivar deles!

    O cérebro é uma coisa fantástica! Toda a gente devia ter um!...

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Acompanhantes de luxo? Para mim têm outro nome, são p* como as outras! Vendem-se por dinheiro e ficam de alma vazia...
    Não acredito que hajam "acompanhantes velhos", mal comparando são como os jogadores de futebol, para quem a "carreira" acaba bastante cedo. Por uns tempos ganham dinheiro fácil e depois? Assentam, casam e têm filhos? Não faço a miníma ideia pois felizmente tenho um maridão que me acompanha para todo o lado!!! Bjs

    ResponderEliminar
  4. eu acho que deve ser uma profissão a curto prazo. Fazem o máximo de dinheiro no menor tempo possivel e depois quando chegam aos 30/40 (dependendo da forma fisica de cada um) abrem um negócio qualquer e só aí é que se podem dar ao luxo de amar alguém...
    mas que deve ser uma vida muito vazia, ai isso deve ser!

    ResponderEliminar
  5. Olá!

    Nâo quero entrar na discussão das p**as e dos p**os (Não tenho opinião formada sobre o assunto). Quero apenas dizer que descobri o teu blog através de um comentário teu no blog do AFlores, o Ailife.

    Do que estou a ler, estou a gostar. Vou voltar.
    Um beijo francês com saudade de Lisboa
    DD

    ResponderEliminar
  6. Olá querida Maria Teresa (espero que não se importe de eu a tratar a si),
    o que leva alguém a fazer isto, sinceramente não sei, mas é bastante preocupante.

    A minha irmã mais velha têm uma amiga que é médica, encontrou o amor da sua vida junto de um homem que é juiz, alguém mais velho que ela, com a qual queria muito ter um filho. Ambos lutaram muito por isso, pois apesar de serem pessoas com muitas poses, terem um filho não foi tarefa fácil. Quando já tinham desistido nasceu uma bela menina... tornou-se numa bela mulher, com os seus grandes olhos verdes, os seus longos cabelos castanhos claros encaracolados... era sem duvida linda.
    Um dia sem que ninguém fizesse prever, eles descobriram que ela era acompanhante de luxo, através de um amigo do pai.
    Só sei que esta família se desfez, o pai sofre de um desgosto visível aos olhos de qualquer um pois o seu olhar tornou-se mais vazio e triste a cada ano que passa. A mãe luta para ultrapassar a vergonha...
    Parece-me uma situação surreal, mas é daquelas situações que nos deixam a pensar o que leva alguém que têm tudo, desde carros, a casas, roupas e viagens a cometer este acto.

    Não julgo ninguém.
    Isto faz-me imensa confusão, sair e dormir com alguém só por breves instantes que nunca mais vou ver a não ser por dinheiro.
    Acho que é importante conversar com estas pessoas para entender o que os leva a fazer isto ( quer eles ou elas). Não acredito que seja só dinheiro.

    Perdoe-me o desabafo.

    Com enorme admiração
    Abraço
    Sairaf

    ResponderEliminar
  7. Cara Maria Teresa:

    Que questão! Isto dava para rios e rios de tinta.
    Muito resumidamente penso que será igual o destino dos e das acompanhantes, não obstante pensar que a "carreira" deles será mais curta que a delas por motivos óbvios - nós, homens, não sabemos envelhecer.
    De qualquer forma eu vejo sempre as coisas à transparência. Ou seja,(e deixando de lado as acompanhantes e consequentes ilações quanto à antiguidade da actividade)para que o "mercado" exista e tenha sucesso é necessário que haja procura. E muita. Assim, penso que deveríamos atentar na "clientela". Quanto aos homens que recorrem a acompanhantes, penso que é claro. Agora, o que leva uma mulher a procurar esse serviço, o que busca e o que está à espera? Quais os critérios de escolha?
    Penso que se percebermos a questão a montante torna-se mais fácil descortinar a jusante. Se se perceber o que a mulher procura, poder-se-à entender o que o acompanhante homem dá, promete dar ou finge que dá.

    Mas parabéns pelo post e pela questão, que agora isso não me sai da cabeça e ando a tentar criar teorias....

    ResponderEliminar
  8. Tudo isto dá que pensar. Mas, se soubermos que há uma casal ( ela e ele ) jovens, licenciados, quadros de grandes empresas, que - nas horas vagas - são ambos acompanhantes de luxo? É a loucura total ou, antes, um completo desmoronar dos padrões a que estamos habituados. Será que, casos destes, deveriam ser investigados no campo médico ou no do comportamento?

    ResponderEliminar
  9. Sinceramente não sei que motivos levam alguém a fazer isso..Pode trazer bens materiais , mas certamente marca a pessoa de uma forma que não me parece nada positiva...

    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Por acaso é um mundo que me passa bastante ao lado... Se eu tivesse interesse em procurar um acompanhante de luxo não fazia ideia onde procurar! Tal como se quisesse droga, ou essas coisas muito exclusivas. Fascinam-me estes segredos da sociedade!

    ResponderEliminar
  11. Sem querer julgar ninguém, penso que para estas pessoas o valor da superficialidade material e do dinheiro torna-se superior ao auto-respeito.
    Parabéns pelo bom blog.

    ResponderEliminar
  12. Cara amiga Maria Teresa
    As Agências de Acompanhantes pululam por todo o mundo, (infelizmente! digo eu) uma mulher,(ou homem) que vende o seu corpo, vende também a sua dignidade enquanto ser humano! perde o respeito por si própria!
    Essa "conversa" de pretendem amealhar o máximo para um dia saltarem fora e continuarem a ter "boa vida", é a mesma que, durante toda a minha vida de Fotojornalista ouvi da boca das imensas prostitutas que nos concederam entrevistas.
    Acontece que, esse desejo se vai esbatendo com o decorrer do tempo e rara é aquela que o realiza!
    Depois de se habituarem a viver no luxo e na abastança, não encaram mais a hipótese de voltar ao que eram!
    Pior ainda, à medida que a idade avança e vão inevitávelmente descendo alguns degraus, não se livram dos proxenetas, que, como aves de rapina, esperam por esse momento, para as colocarem ao seu serviço!
    Se uma ou outra escapar a esta sina, será sempre a excepção que confirma a regra.
    Parabéns pela postagem
    Beijinhos
    G.J.

    ResponderEliminar
  13. Maria Teresa,

    é sem duvida um tema polémico. Mas são situações a ser vistas caso a caso. Cada um tem os motivos que tem e sendo adultos a vida lhes pertence. É obvio que como mãe seria um choque as minhas filhas tomarem essa opção.

    Mas nem tudo pode ser explicado. Quanto ao amor, acho que ele bate a todas as portas, sem excepção.

    Um abraço*

    ResponderEliminar
  14. Pois já é tardíssimo e vim descobrir este post que dava pano para mangas ... mas basicamente, concordo com a anterior comentadora, cada um/a terá as suas razões. Não conheço ninguém nessa vida(que eu saiba...). Mas todos têm os seus motivos. E também acho que o amor bate a qualquer porta, basta estar disponível. Julgo que esses homens que referes, também estão a explorar o seu tempo de validade no mercado, para, tal como elas, terem uma vida mais confortável, digamos assim. Também sabem que as mulheres que os procuram, preferem jovens (pelo menos,é a ideia que tenho...)e não durará sempre... entendo quem procura,e quem oferece...a empatia é a minha maior qualidade... tenho pena de ambos...principalmente, de quem procura:) tb não condeno... em tudo na vida, funciona o mercado, se há procura, haverá oferta, é tão simples como isso! Óptimo tema, era melhor numa mesa de café realmente!! :) beijinhos!!

    ResponderEliminar
  15. Nunca tinha pensado nisso, mas deve ser complicado!

    ResponderEliminar
  16. Ainda ontem na televisao a Paula Lee - acompanhante de luxo, falou sobre isso. :) Diz a senhora que muitas jovens lhe mandam email a dizer que querem vender o corpo. Dinheiro facil. Tentador!!

    ResponderEliminar
  17. E elas? As acompanhantes? Algum dia terão alguém que goste delas?

    São profissões que só levam a estas dúvidas porque "trabalham" com o íntimo. Não é qualquer um que consegue lidar com um passado assim, e manter o orgulho e o respeito pelo/a companheiro/a. Mas, caso existam pessoas assim, então sim é possível.

    ResponderEliminar
  18. A prostituição é sempre mal-entendida ( é do que estamos a falar ). A verdade é que poucos pensam, no serviço que é prestado, que é de uma importancia cada vez maior para a sociedade egoista, elitista, fria e distante em que vivemos. Muitos homens ou mulheres, só têm a prostituição, sem ela não teriam a mínima hipotese de ter uma vida sexual. É muito bonito vir com filosofias baratas, com pretextos e preconceitos e mais não sei o quê, quando temos uma família, uma namorada(o),marido ou mulher em casa. Detesto ouvir pessoas a falar dos outros e a arrotar ao mesmo tempo de satisfação.
    tal como a questão do aborto e outras mais...só não é mais digna porque é proibida, só não é mais digna porque tem de ser feita ás escondidas.
    É tão digno ser prostituta(o) como médica(o)!
    salvam vidas!

    ResponderEliminar
  19. Ao fim e ao cabo, e é isto que me entristece, resume-se tudo ao vil metal.
    E todos temos um preço.

    ResponderEliminar
  20. Olá querida maria! Esta profissão é efémera como tudo o que depende da beleza exterior... Há coisas que o tempo desvanece... Quanto ao Amor... Como o Amor é para mim, nunca será para eles de certeza... Vivem o Amor à sua maneira! Beijinho

    ResponderEliminar