quarta-feira, 23 de setembro de 2009

MÃE DE ANTIGAMENTE



Coisas que nossas mães diziam e faziam...
Era uma forma, hoje condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com alguns de nós.

A minha mãe ensinou-me :
-a VALORIZAR O SORRISO..." responde-me de novo e eu parto-te os dentes!"
-a RECTIDÃO..."eu endireito-te nem que seja à pancada!"
-a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS... " se tu e o teu irmão se querem matar, vão lá para fora, acabei de limpar a casa!"
-a LÓGICA E A HIERARQUIA... "porque eu digo que é assim! Ponto final! Afinal quem manda aqui?
-a MOTIVAÇÃO... "continua a chorar que eu vou dar-te uma razão real para o fazeres!"
-a CONTRADIÇÃO..."fecha a boca e come!"
-a ANTECIPAÇÃO..."espera que o teu pai chegue a casa!"
-a PACIÊNCIA..."calma! Quando chegarmos a casa vais ver!"
-a ENFRENTAR DESAFIOS..."olha para mim! Responde-me quando eu te fizer uma pergunta!"
-o RACIOCÍNIO LÓGICO..." se caíres dessa árvore, quebras a cabeça e eu dou-te uma tareia!"
-a MEDICINA..."pára de entortares os olhos! Se apanhares vento ficas com os olhos vesgos para sempre!"
-o REINO ANIMAL..."se não comeres esses vegetais, os bichos da barriga comem-te!"
-o SEXO..."e como achas que nasceste?"
-a GENÉTICA... " és igualzinha ao teu pai!"
-as RAÍZES..."estás pensando que nasceste numa família rica?"
-a SABEDORIA DA IDADE..."quando tiveres a minha idade vais entender!"
-a JUSTIÇA..." um dia terás os teus filhos, eu espero que eles te façam o mesmo que me fazes! Vais ver o que é bom!"
-a RELIGIÃO..." é melhor rezares para que essa mancha saia do tapete!"
-o BEIJO À ESQUIMÓ..." se escreveres de novo na parede eu esfrego-te lá o nariz!"
-o CONTORCIONISMO..." vê a tua orelha! Que nojo!"
-a DETERMINAÇÃO..." vais ficar aí sentada até comeres a sopa toda!"
-a ser VENTRÍLOQUA..."não resmungues! Cala a boca e diz-me porque é que fizeste isto?"
-a ser OBJECTIVA..."eu endireito-te com uma só bofetada!"
-a ESCUTAR..." se não baixares o volume da música, vou aí e parto o rádio!"
-a TER GOSTO PELOS ESTUDOS..." se for aí e ainda não tiveres acabado os trabalhos de casa, já sabes!"
-a COORDENAÇÃO MOTORA..."junta imediatamente todos esses brinquedos! Pega um por um!"
-os NÚMEROS..."vou contar até dez e se esse livro não aparecer levas uma tareia!"
Adaptei este texto de outro que me foi enviado por uma amiga brasileira, que exerce a profissão de psicóloga. Motivou bastante discussão e muito divertimento!
Obrigada querida Eliane!

OBRIGADA MÃE! NÃO FOSTE EXACTAMENTE ASSIM MAS FIZESTE E DISSESTE COISAS MUITO SEMELHANTES!

12 comentários:

  1. Olha, funcionou comigo e com o meu irmão!

    ResponderEliminar
  2. Que violência... Não me lembro nada de me tratares assim... Se calhar fiquei traumatizada e esqueci-me!

    ResponderEliminar
  3. devo ter levado a serio praí umas 4 ou 5 vezes em toda a minha vida infanto-juvenil! concordo q foram bem metidas! aprendi a n correr qd qro atravessar uma rua e a comprar 2 pacotes de bolachas: um pra mim e um pros outros!

    ResponderEliminar
  4. Essencialmente tira-se daqui uma lição:
    É bom os filhos saberem quem manda, porque essa coisa da democracia pode funcionar na sociedade (podia funcionar, mas é o que se vê), mas em casa e com crianças, tem de haver "mão firme".
    Eles sofrem menos com isso do que pela vida fora, se não aprenderem regras. E as grandes tareias nunca funcionam porque quando se chega a esse extremo é porque "a coisa" já vem mal de trás.
    De pequenino...

    ResponderEliminar
  5. Ana Rita claro que não funcionei assim, mas lembro-me de dizer, "fecha a boca e come", ...e outra bacoradas do género...Lol

    Para a "Olhos Dourados", a "hersinha" e o C02, os "filhos" não são propriedade dos "pais", estão à "guarda" deles, devem ser tratados com amor, ternura, firmeza... há que saber dizer "Não", a agressividade física e psíquica pode danificar irremediavelmente um ser humano...
    Para ser honesta devo dizer que uma palmadinha em situações extremas nunca fez mal a ninguém.
    O meu texto refere-se a mães actualmente com cerca de 90 anos...

    ResponderEliminar
  6. Já ouvi algumas dessas mas a melhor das melhores é:

    -a VALORIZAR O SORRISO..." responde-me de novo e eu parto-te os dentes!"

    Ouvi muitas vezes. lol

    ResponderEliminar
  7. Adorei ler isto! Porque ouvi e ouço muitas destas coisas ditas da boca da minha mãezinha =)
    Algumas são muito boas mesmo!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Já não me lembrava de me rir tanto! Quem disse que os Psicólogos condenam? rrrsssss Também ouvi algumas frases parecidas, e nunca me fizeram mal nenhum!! Se calhar, pelo contrário... (se alguém disser que eu disse isto...terei de desmentir categoricamente...)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Menina é engraçado ver como frases semelhantes atravessam gerações ...

    Eva disse o quê????

    Beijinhos para ambas

    ResponderEliminar
  10. S* Acredite que eu também me diverti imenso quando li este texto à moda do "brasil"...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Ah!Ah!Ah!Ah! A minha mãe dizia-a-nos muitas das frases do post e agia-a de acordo com eles, foi-nos útil.
    Foi bom o fim-de-semana?

    ResponderEliminar
  12. Olá Vasco!
    O fim de semana foi muito calmo, fui até Monsaraz, dormi duas noites numa casa de turismo rural. No domingo comecei a sentir-me muito só, regressei ainda de manhã, almoçando pelo caminho.
    Obrigada pelo teu interesse.

    ResponderEliminar